1 de dezembro de 2010

Oh, Ditadura Odiada.

A ditadura foi basicamente uma politica de repressão,que dava total direito ao presidente e aos militares. Conhecida também como anos de chumbo pelos próprios militares, ela tirava do pais , torturavam e depois assassinavam, aqueles que eram contra.
Era revoltante para aqueles que viviam na tortura, principalmente músicos/atores/cineastas e pintores, massacrados pela tão odiada censura. Um dos mais marcantes e perseguido foi o Chico Buarque, que no entanto foi exilado para fora do país.
O primeiro presidente da ditadura foi o Castelo Branco e o ultimo João Figueiredo. Todos os presidentes criavam alguns ou um ato inconstitucional. O mais marcante foi o ato inconstitucional de numero 5, mas conhecido como AI-5 que chegou até proibir o "hábeas-corpus".
Tiveram dois grandes partidos o ARENA e o MDB, o Arena representava os militares e o MDB os opositores.

Depois da ditadura veio a Anistia do governo que foi como um perdão, e o José Sarney foi o primeiro presidente a governar a redemocratização do Brasil. A população agradeceu.
Em 15 de março de 1983, assumiram os primeiros eleitos pelo voto direto após dolorosos e marcantes 18 anos.
No começo da democratização o povo pedia pelas diretas já, o que acabou numa grande campanha, mas que infelizmente não aconteceu, e a eleição foi devagar e indireta.

3 comentários:

  1. Foi muito mais que isso.
    Foi uma época de grandes transformações na visão de política e de nação aos brasileiros.
    E temos consequências delas até hoje, e temos também seus traços em músicas perfeitas daqueles que tanto sofreram.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. oooi moça, tem desafio pra vc no meu blog ;*

    ResponderExcluir
  3. O complicado é saber que, mesmo depois de tanta luta, depois de tanta morte para a redemocracia, hoje, as pessoas levam a politica na brincadeira, não tem a canciência que, a não muitos anos atrás, pessoas morriam por ela.

    ResponderExcluir